A mobilização para fortalecer o setor do turismo no Rio Grande do Sul

Com a movimentação do Turismo é chegada a hora da reação de todos os brasileiros

Certamente nenhuma atividade econômica no mundo foi mais prejudicada pela pandemia do que o Turismo, afora os lastimáveis  milhões de perdas humanas. Mas, por ser a economia do lazer, assim mais conhecido, o Turismo, conforme  as estatísticas, tem dado contribuição direta, além dos milhões de empregos, ao PIB mundial através de trilhões de dólares (10,4%) anuais, excedendo setores poderosos como o agrícola, o automotivo e o da mineração. No Brasil, o turismo comparece com cerca de 8%  do Pib.

Agora, graças à notável competência dos cientistas, o funesto vírus passou a ser derrotado pela vacinação. Com isto, é chegada a hora da reação de todos os brasileiros trabalhando muito. E nós, parlamentares, também devemos agir criando legislação indutora à retomada do desenvolvimento econômico e social, atacando prejuízos da pandemia, estimulando o empreendedorismo e não esquecendo esta que é uma das mais férteis atividades econômicas, o turismo.

Como é sabido, caracteriza esta atividade os deslocamentos. Turismo é mudar de ambiente, é viajar. E sua possibilidade está ligada aos meios de transporte, exaltando as empresas do ramo. E, na mesma linha, a hotelaria, os restaurantes e a mão de obra cada vez mais exigente e qualificada, com cursos técnicos e universitários.  Os motivos e roteiros são diversos, conforme a espécie de turismo pretendida: patrimônios culturais, cidades históricas, contatos com a natureza, diversão, negócios, compras, congressos, desporto, religião, estudos, etc.. Por esta diversidade, o conceito de turismo ainda não encontrou uma definição precisa e pacífica. A rigor, só  deixa de ser turismo quando inclui remuneração ao viajante. Aí é trabalho.

Neste amplo contexto de atividade tão abrangente, saudamos as organizações que aprimoram o setor, as empresas e os eventos. E aí desponta, justamente numa das cidades mais turísticas do Brasil, o Festuris Gramado, afirmado como grande feira e como negócios, alcançando repercussão e participações além das fronteiras nacionais.  

E com a firme liderança de Marta Rossi e sua competente Equipe, o Festuris anual, há várias décadas, reúne e centraliza fechamento de negócios, aproxima as diferentes áreas do setor,  promove a indústria do turismo e, em particular,  eleva Gramado como modelo de atração turística, por suas tantas realizações e eventos. Nós gaúchos festejamos o Festuris.